A Chapada dos Veadeiros é palco de uma beleza estonteante. Lá você pode ter um contato com ícones que caracterizam a região, conseguir ver e sentir a beleza da natureza, praticar atividades de aventura e ter momentos de conexão com sua mente, corpo e alma.

 

A região consegue te proporcionar momentos complexos que você só encontra lá. Além de cachoeiras incríveis, você consegue ter contato com a cultura e energia do local.

 

Temos certeza que você já ouviu pessoas dizendo que conseguiram ter experiências inesquecíveis quando foram lá. No entanto, existem vários ícones da Chapada que você pode  conhecer.

 

Esses ícones são atividades e cartões postais que você precisa visitar. Afinal, o bom de ir até a Chapada é poder experimentar tudo que ela tem a oferecer e conhecer a história e cultura da região.

 

Os ícones da chapada dos Veadeiros

A região da Chapada dos Veadeiros é formada por cinco municípios localizados no Nordeste do Estado de Goiás. Cada um deles possui seu charme e fica próximo a  determinados atrativos e trilhas.

 

A Chapada está no ponto culminante do planalto central do Brasil, sendo o cume  a 1676M de altitude, na Serra do Pouso Alto. A vegetação e caracterizada pelo Cerrado de Altitude, que possui diversas espécies endêmicas e inúmeras nascentes formando uma quantidade inimaginável de cachoeiras e locais com potencial para a visitação, grande parte destas ainda desconhecidas e intactas. É o coração do Cerrado, sua preservação reflete no ecossistema do país, pois as principais nascentes do Rio Tocantins estão na Chapada.

 

Além dessas informações importantes, a Chapada possui ícones indispensáveis que te deixarão com mais vontade de conhecê-la. apresentamos alguns deles:

 

Saltos do Rio Preto - Atrativos na Chapada dos Veadeiros

Saltos do Rio Preto

Os Saltos e as corredeiras do Rio Preto são exuberantes e roteiro indispensável para quem gosta de conhecer lugares especiais. Isso porque lá foi o primeiro lugar a ser visitado na Chapada. Isso aconteceu na década de 80 e foi assim que o encanto pela região começou.

 

Bom, esse cartão postal fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e é uma das quatro trilhas que podem ser feitas. A dificuldade é média porque são 10 km (ida e volta) de um caminho coberto por cristais em meio ao Cerrado, ou seja, é preciso ter o mínimo de preparo físico.

 

Essa Trilha dos Saltos é bem sinalizada e antes de começar você assiste um vídeo explicando tudo que precisa saber e todas as medidas de segurança. Antes de chegar, você tem acesso ao mirante e poderá ver o imponente Salto do Rio Preto, com 120m de altura.

 

A contratação do guia é sempre recomendada, assim você terá muitas informações durante o passeio.

 

Além disso, ao longo do percurso você poderá ter acesso e se deliciar com o Salto do Garimpão, as piscinas naturais e quedas d’água formada pelas Corredeira do Rio Preto .

 

São paisagens de tirar o fôlego e não é a toa que foi o primeiro cartão postal a ser visitado e encantar as pessoas.

 

Tirolesa do Gavião

Se você gosta de aventura, a Tirolesa do Gavião é a certa para você. Ela fica na Fazenda São Bento (8km de Alto Paraíso) e é um voo panorâmico e contemplativo.

 

Ou seja, não tem muita inclinação porque a ideia principal é que você possa usar quase 2 min de duração para apreciar a vista do Morro da Baleia, da Serra da Boa Vista e da Serra das Cobras.

 

O percurso possui 850m de extensão e você estará a 100m de altura. A vista é de tirar o fôlego e você estará em torno de 50km por hora.

 

É muito seguro, já que estará deslizado por dois cabos de aço paralelos. Eles dão a segurança e estabilidade para que você consiga curtir a vista sem se preocupar.

 

Pode escolher ir sentado ou deitado e, apesar de funcionar apenas aos finais de semana, você pode ir em grupo e marcar com antecedência em outros dias.

 

Nós Operamos a Tirolesa Voo do Gavião desde 2008 e temos a Norma ABNT NBR ISO 21101 Sistema de Gestão da Segurança implementada. Se você realmente gosta de viver coisas novas e inesquecíveis, essa atividade única e icônica precisa estar na sua lista.

 

Para mais informações, fale conosco.

 

A Gota Sat Som

A Gota e um Tempo construído no alto de uma Colina em Alto Paraíso, de onde e possível avistar toda a cidade.

 

Lá acontecem periodicamente apresentações de musica transcendental, proporcionando um profundo relaxamento a quem houve.

 

Gota Sat Som é um espaço em que sua estrutura tendo um formado de Gota provoca expansão e harmonização do som, que pode ser ouvido em várias dimensões. O Silêncio pode ser percebido ao mesmo tempo.

 

Águas da Chapada

A Chapada dos Veadeiros possui centenas de nascentes e cursos d’água formadores da bacia do rio Tocantins. Ou seja, não faltam cachoeiras e paisagens exuberantes. A região é famosa pelas águas mágicas limpas e cristalinas.

 

É muito comum encontrar piscinas naturais que brilham com cachoeiras incríveis nos mais diversos formatos, alturas e cores.

 

Um dos atrativos mais famosos pela beleza da água é a cachoeira de Santa Bárbara, ela possui 28m e uma incrível piscina azul turquesa. Os visitantes costumam fazer fila para poder curtir e tirar fotos dessa paisagem.

 

Comunidade quilombola Kalunga

A comunidade quilombola Kalunga carrega muito da história do nosso país, eles possuem em suas terras o título de Sitio Histórico e Cutural, sendo protegida pelo governo Federal. Atualmente, parte da comunidade vive do turismo e estão prontos para receber os visitantes, contando sobre sua história e cultura.

 

Eles estão localizados nas cidades de Cavalcante, Terezina de Goias e Monte Alegre, os atrativos mais famosos estão em Cavalcante: Cachoeira de Santa Bárbara, Capivara, Candarú, o Complexo de Cachoeiras do Rio Prata, Guardião, Ave Maria, entre outras.

 

Além de conhecer esses cartões postais que incluem quedas exuberantes e piscinas naturais cristalinas, você poderá conhecer a cultura dos Kalunga e ainda experimentar comidas tradicionais deliciosas.

 

Essas refeições são famosas tanto por serem saborosas quanto por proporcionar aos visitantes uma experiência autentica com a comunidade, conhecendo um pouco da história e cultura dessas pessoas.

 

Sem falar que esse passeio ajuda a comunidade local! Atualmente há 10 restaurantes, casas de camping, pousadas e a maioria dos insumos que eles usam são produzidos lá, ou seja o recurso circula na comunidade.

 

Nós da Travessia participamos da elaboração do inventário da oferta turística para o MMA e descobrimos a cachoeira Santa Bárbara em 1994. Além disso, estivemos ativos e apoiamos o início do turismo de base comunitária na comunidade do Engenho, organizando Seminários, oficinas, e cursos de formação de condutores de visitantes Kalunga.

 

Temos orgulho de ter participado deste processo, por isso, elaboramos roteiros especiais para você e sua família conseguirem conhecer o que a região possui de melhor. Se você realmente gosta de ter contato com a cultura, culinária e beleza que a Chapada tem a oferecer, esse passeio é indispensável.

 

Fale conosco para organizar o roteiro perfeito, você irá se encantar.

 

Fauna Endêmica

Além da vegetação e as quedas d’água, a fauna da região completa a paisagem, apesar de ser escassa e difícil visualização. Algumas espécies da Chapada estão ameaçados de extinção, então vê-los é um presente, já que a maioria não vai às regiões mais movimentadas pelos visitantes.

 

Um dos animais icônicos da região é o Pato Mergulhão. A beleza dele é diferente e chama a atenção, mas existem poucos em todo o Cerrado. Essa espécie está ameaçada de  extinção e precisa de todo o cuidado e atenção, atualmente ha um grupo de pesquisadores estudando seu comportamento. Se por um acaso e sorte você veja um. Lembre-se que é o habitat dele, não se aproxime.

 

Outro animal icônico e símbolo do Cerrado é o Lobo-Guará. Apesar do nome, ele não é agressivo. Não e muito fácil avista-lo, já que este foge de locais com movimento de pessoas.

 

É muito provável que você olhe para cima e consiga ver as lindas Araras e tucanos colorindo os céus a Chapada. Imagina conseguir contemplar uma paisagem com Araras completando o cenário? É realmente um presente conseguir ter tamanho contato com a natureza.

 

 

Esses ícones da Chapada dos Veadeiros são uma pequena amostra de beleza e curiosidades que tornam tudo mais especial.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a região, chegou a hora de reservar um espaço na sua agenda para conhecê-la.

 

Que tal sair da rotina e voltar com muito mais conhecimento e paz? A Chapada dos Veadeiros é um programa completo para quem quer uma experiência inesquecível.

 

Mas o melhor é contratar uma empresa que conheça a Chapada a fundo e possa te oferecer o melhor roteiro e te fazer se sentir inserido na região. Afinal, a Chapada tem muitas opções de passeio e muitos outros ícones que merecem sua atenção.

 

Nós somos os pioneiros no ecoturismo da região e fazemos parte da comunidade local. Além de conhecermos cada canto e histórias, também temos profissionais qualificados para te oferecer a melhor experiência de acordo com o seu perfil.

 

Está esperando o que? Clique aqui e marque sua próxima viagem conosco.

COMPARTILHE: