A segurança no Turismo de Aventura envolve pessoas (tanto os clientes quanto os prestadores de serviço), equipamentos, procedimentos e as próprias empresas prestadoras dos serviços, inclusive as organizações públicas.
O Sistema de Gestão da Segurança é destinado a assegurar que determinado resultado (diminuição do número de incidentes, por exemplo), pretendido (e portanto planejado) é consistente e sistematicamente obtido (não acontece por acaso). Os Sistemas de Gestão incluem estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter política, objetivos e metas de segurança.
Um sistema deste tipo permite que uma organização estabeleça e avalie a eficácia dos procedimentos, desenvolva uma política e objetivos de segurança, atinja a conformidade em relação a eles e demonstre-os a terceiros.
Aprender a gerenciar riscos de maneira eficaz possibilita que as pessoas que operam este segmento melhorem os resultados através da identificação e da análise de uma gama mais ampla de questões ligadas à Segurança no Turismo, fornecendo uma forma sistemática de tomar decisões embasadas em informações, a gestão da Segurança é parte integrante das boas práticas no Turismo de Aventura.