Nos cinco municípios da Chapada dos Veadeiros ha muitos guias e condutores de visitantes associados a uma das associações de guias locais. Ha nativos, ex garimpeiros, mateiros e também pessoas que vieram de vários lugares do Brasil para morar na Chapada e escolheram trabalhar como guias.

 

O termo Condutor de Visitantes e Guias define o tempo de formação, o Condutor de visitantes e formado por um curso promovido por uma das associações locais e tem em media 100 horas aula, entre teóricas e praticas, em seguida o interessado deve realizar estágios em diferentes atrativos, acompanhado de um guia mais experiente. Já o Guia, é formado em um curso promovido pelo Senac com no mínimo 600 horas aula. Ambos tem o conhecimento e experiências necessárias para enriquecer sua visita.

 

Ha uma norma especifica para guias e condutores de visitantes, a ABNT NBR 15285:2015, a qual é utilizada como referencia para os cursos de formação. Neste artigo, quando nos referimos ao “guia” entende-se como “guias” e “condutores de visitantes”

 

Um guia pode evitar que seu passeio seja frustrante. Além de mostrar o melhor caminho para evitar que você se perca ou ande demais, ele explica tudo que você precisa saber sobre a região que está visitando e traz a segurança que os passeios exigem.

 

Apesar da Chapada dos Veadeiros possuir algumas trilhas curtas e bem sinalizadas, todos os passeios estão em ambientes naturais e fica ainda melhor com um Guia.

 

Imagina só conseguir conhecer as paisagens mais bonitas, saber sobre tudo que as tornam especiais e ainda curtir tudo tranquilamente? Isso vai acontecer se tiver um guia te acompanhando.

 

As vantagens de contratar um guia não param por aí, listamos algumas que você ganhará se decidir contratar um para sua visita.

Por que contratar um guia?

 

Te mantém bem informado

Os atrativos da Chapada não são apenas exuberantes, mas também carregam uma grande importância natural e com histórias imperdíveis. O problema é que você não consegue perceber tudo isso se não tiver alguém que conheça e saiba tudo sobre aquele lugar.

 

O guia é a pessoa certa para mostrar que o passeio é ainda mais interessante. O resultado disso é que você conseguirá se sentir ainda mais parte da Chapada e, consequentemente, sua viagem se tornará mais especial.

 

Economiza tempo

Imagina só conhecer alguém que sabe tudo sobre seu destino, e ele te falar dos lugares com propriedade e ainda dar boas dicas para você curtir mais atrações.

 

É exatamente isso que o guia faz. Você vai usar o seu tempo curtindo a viagem enquanto ele se preocupa com os detalhes e a logística.

 

Te mostra o que pode e o que não pode em cada época

Algumas atrações da Chapada dos Veadeiros se tornam mais perigosas na época de Chuva. Apesar de algumas fecharem, muitas continuam abertas, e neste caso e preciso conhecer bem as características de cada local visitado, considerando os locais perigosos e seguro em determinadas épocas do ano.

 

Inclusive, existem trilhas com rotas diferentes das habituais em época de chuva. Ou seja, ir sem um guia não só é um risco à sua segurança como também pode comprometer todo o seu passeio.

Garante sua segurança

Acredite, os guias não são apenas pessoas com o conhecimento sobre a região, eles sabem conduzir outras pessoas, conhecem os perigos naturais e rotas alternativas, técnicas de salvamento, alem de terem em sua mochila equipamentos de resgate e primeiros socorros. Os guias passam por cursos e programas de reciclagem periodica em Primeiros Socorros, Fauna e Flora, Geologia da regiao, historia, entre outros temas.

 

Este ponto é muito importante. Afinal, nada é mais importante que curtir a natureza em um ambiente seguro.

Como encontrar o guia certo?

Bom, agora que você já sabe todas as vantagens de contratar um guia. Chegou a hora de encontrar o certo para você.

 

Os guias locais vivem na região, fazem parte da comunidade, sobrevivem dessa atividade e conseguem, melhor que ninguém, te apresentar tudo que a Chapada tem a oferecer.

 

Além de conhecer a Chapada melhor, quando você contrata um guia também está ajudando a economia da região, já que está contratando e usufruindo de um serviço local.

 

Ha diferentes perfis de guias para atender as expectativas e perfis de cada visitante, é importante um contato prévio para ter certeza que você esta contratando a pessoa certa para a sua visita.

 

A equipe da Travessia

A Travessia reuniu em sua equipe os mais experientes condutores de visitantes e guias da Chapada dos Veadeiros, credenciados por uma das associações de guias locais, fazemos questão de oferecer um serviço de qualidade.

 

Nossa equipe é formada por pessoas que escolheram viver na região da Chapada a fim de ter qualidade de vida em pleno contato com a natureza.

 

Os guias participam constantemente de cursos de reciclagem de primeiros socorros, resgate, técnicas de caminhada, cartografia, história, geologia da Chapada, técnicas verticais, entre outros.

 

Parte da equipe participa da equipe de técnicas verticais, na operação de atividades de aventura como Canionismo, Rapel e Tirolesa, atualizamos constantemente a qualidade técnica do trabalho, aumentando assim a segurança das atividades.

 

Os guias estão preparados para agir com rapidez e responsabilidade em casos de emergências ou mudanças de roteiros provocadas por alterações climáticas ou solicitações dos visitantes.

 

Conseguimos fazer o trabalho ser nosso estilo de vida e apresentamos cada roteiro com alegria e admiração pelo local, Procuramos proporcionar aos nossos clientes experiências tão autênticas e inesquecíveis quanto as que gostamos de viver.

 

E é com esses valores que fizemos questão de oferecer oportunidade de trabalho para a comunidade da Chapada. Afinal, é assim que nós demonstramos o quanto amamos e queremos preservar a região.

 

Se você procura uma viagem inesquecível, contrate um roteiro da Travessia, teremos o guia certo para sua visita.

Sua viagem não será nada menos que inesquecível.

 

Vem conhecer a Chapada dos Veadeiros conosco!

COMPARTILHE: