Todo mundo ama viajar. Quem não fica esperando ansiosamente aquele final de semana prolongado ou férias!? O planejamento e importante para ter uma boa viagem.

 

Quem consegue planejar uma viagem, aproveita melhor, desfruta dos momentos, entende um pouco mais sobre o lugar e a cultura e também consegue evitar imprevistos.

 

O planejamento começa bem antes da compra das passagens. São muitos detalhes para se atentar. Mas não se desespere, pegue um papel e caneta para anotar algumas dicas que vamos te dar.

Estratégias para viajar bem

Escolha o destino

você precisa definir o destino que vai atender sua expectativa, levando em conta o planejamento financeiro para escolher o que se encaixa no seu orçamento.

 

Observe a data que você pretende ir, pesquise sobre o clima do local na época desejada, olhe os custos e benefícios, o tempo de voo ou de trajeto de carro e quais os programas e atividades mais comuns do local.

 

Colher informações do destino é uma tarefa gostosa porque a vontade para viajar cresce e você começa a se imaginar nesses lugares.

 

Por qual motivo você vai viajar?

 

Qual o objetivo? o que você quer fazer na viagem? Você pode descansar, curtir, fazer uma aventura, conhecer a cultura local, se instruir ou até fazer novas amizades.

 

Tudo vai de acordo com o que você quer fazer. Afinal, viajar é uma experiência e isso tudo conta. Claro que você pode ter mais de um objetivo, mas é importante ter definido para começar a planejar seu roteiro.

 

Defina quanto investir

 

Agora que você já escolheu o destino e seus objetivos, está na hora de fazer as contas sobre o investimento.

 

Aqui você precisa levar em consideração os passeios, compras e preço médio da alimentação do local. O bom é que a internet é sua melhor amiga e nela você pode encontrar todas essas informações.

 

Faça uma média diária e multiplique a quantidade de dias que você ficará lá e sempre tenha um extra.

 

Além disso, nunca vá só com cartão, tenha dinheiro em espécie para evitar qualquer imprevisto.

 

Saiba a melhor época para viajar

 

Isso é extremamente relevante e pode determinar sua experiência no lugar em que você escolheu. Por isso, cuidado.

 

Geralmente nos períodos de alta temporada os valores ficam mais elevados e os locais mais cheios.

 

De acordo com as culturas e costumes, alguns destinos podem ter restrições em determinadas épocas do ano.

 

Fique de olho no clima. Se você escolher ir para o litoral como destino, tenho certeza que não iria querer enfrentar muita chuva.

 

Vista externa da pousada - Recanto da Grande Paz

Escolha onde você vai ficar

 

Você precisa levar em conta os seus objetivos e ficar em um local estratégico. Se você está de carro e não se importa em ficar mais distante, então você consegue economizar mais na hospedagem.

 

A nossa dica é ficar em uma região próxima a tudo que você precisa e locais que vai visitar, assim evita deslocamentos desnecessários, economiza tempo, além de ter uma experiência melhor na região.

 

Faça um cronograma

 

Se quiser aproveita o melhor que o destino tem a oferecer faça um cronograma com tudo que quer conhecer.

 

Escolha os locais que você quer ir, você precisa levar em conta alguns quesitos.

 

O primeiro é saber quanto tempo será necessário aos deslocamentos de carro e a pé e qual o tempo médio que pretende ficar em cada local.

 

Não precisa ser exato porque você sempre pode passar do tempo e não tem problema, o importante é ter uma média.

 

Por fim, no caso de visitar diferentes atrativos no mesmo dia, escolha os que ficam próximos, tente dividir as atividades de acordo com a região em que elas estão, cuidado para não encher demais a programação e as ferias virar uma correria.

 

Reserve com antecedência

 

Acredite, fazer um cronograma não é o suficiente, você precisa pesquisar e checar se os atrativos que quer conhecer precisam de reservas.

 

Já aconteceu muitas vezes das pessoas não saberem que precisavam reservar um atrativo, atividade ou passeio com antecedência e acabaram ficando de fora.

 

Ademais, os horários de funcionamento e quais os melhores horários para a visita, ha locais que tem sol pela manha e outros a tarde, com um bom planejamento você pode aproveitar o melhor horário de cada atrativo.

 

Organize sua bagagem

 

A bagagem é para ser aliada. Então organize-a de forma alinhada aos programas que você irá fazer. Muitas vezes uma mochila e melhor que uma mala, outras vezes a mala e mais pratica. A escolha devera levar em conta o local e facilidades de acesso.

 

O bom é já visualizar os conjuntos de roupas que você irá usar em cada lugar e sempre levar itens pessoais importantes.

 

O importante não é quantidade, mas sim a inteligência para levar itens que podem te ajudar. Se você sabe que vai caminhar, leve tênis adequados.

 

Outro ponto importante é sempre levar roupas de frio e roupas de verão extras, assim, caso o tempo mude, você estará preparado.

 

turismo corporativo com a travessia ecoturismo

Interaja com a comunidade

 

Todos os lugares que você visitar ha sempre uma comunidade local, que de forma direta e indireta prestam vários serviços necessários a realização da sua viagem, são os guardiões do destino, a cadeia produtiva do turismo.

 

Contrate os serviços locais, como guias e prestadores de serviços turísticos, assim você estará contribuindo com a distribuição de renda, alem de ter informações e experiências que são possíveis apenas com a expertise de que mora na região.

 

Seja flexível

 

Apesar de todo o planejamento, tenha em mente que imprevistos acontecem e não são eles que vão arruinar sua viagem

 

O importante é curtir cada momento e ser grato por todas as experiências. Além disso, lembre-se que planejamentos são para te ajudar e podem ser mudados de acordo com a sua necessidade.

 

O importante é ser feliz e ter uma viagem inesquecível.

 

Qual seu próximo destino?

COMPARTILHE: