Ter um espírito aventureiro é pré-requisito para aproveitar o melhor que a Chapada dos Veadeiros tem a oferecer. Afinal, quem gosta de aventura pode acessar lugares menos conhecidos, paisagens exclusivas e as atividades praticadas na região.

 

Situada no ponto mais alto do Planalto Central, com altitude média de 1200m, a Chapada dos Veadeiros é conhecida como berço das águas, várias nascentes brotam em seus campos úmidos e olhos d’água, criando rios que formam inúmeras cachoeiras e cânions.

 

Vamos concordar que as belezas da Chapada, os desafios e as experiências holísticas a torna um destino único, os visitantes podem desfrutar um profundo contato com a natureza alem de muitas aventuras, vivencias e experiências culturais.

 

Sabemos que muitos procuram por destinos onde determinadas modalidades de aventura são praticadas, como escalada, balonismo, entre outras. Selecionamos algumas informações sobre as atividades de aventura praticadas na Chapada dos veadeiros.

 

Turismo de Aventura

 

O ecoturismo e turismo de aventura podem ser sinônimos de descobertas, diversão e segurança para todos os amantes da vida ao ar livre.

 

As atividades em ambientes naturais sempre envolvem riscos, ao longo de muitos anos de experiência foram definidas implementadas medidas de segurança, protocolos e normas de turismo de aventura no Brasil.

 

O ministério do turismo definiu o seguinte conceito para o turismo de aventura: “compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo”

 

Somos Sócios Fundadores da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura e trabalhamos como voluntários na elaboração de diversas normas brasileiras de Turismo de Aventura, tendo implementado as norma referências em nossas operações.

 

O Projeto Aventura Segura

 

Em uma grande ação conjunta da ABETA, Ministério do Turismo e Sebrae Nacional, em 2006 foi criado o Programa Aventura Segura, que contribuiu para o desenvolvimento turístico de 17 regiões do Brasil, em 13 diferentes Estados, que passaram a ter o ecoturismo e o turismo de aventura como fonte de desenvolvimento econômico.

 

O programa foi baseado no desenvolvimento e aplicação de 32 Normas Técnicas oficiais para os segmentos de ecoturismo e turismo de aventura, criando padrões de qualidade e segurança para a oferta das atividades.

 

Foi o maior programa voltado para o fortalecimento, qualificação certificação e estruturação do Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil.

 

Sistema de Gestão de Segurança – Norma ABNT NBR ISO 21101

 

A segurança no Turismo de Aventura envolve pessoas (tanto os clientes quanto os prestadores de serviço), equipamentos, procedimentos e as próprias empresas prestadoras dos serviços, inclusive as organizações públicas.

 

O Sistema de Gestão da Segurança inclue estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter política, objetivos e metas de segurança.

 

Certificação em Turismo de Aventura

 

Em 2009 a Travessia Ecoturismo implementou a norma ABNT NBR 15331, Sistema de Gestão de Segurança (Atualmente ISO 21101) nas atividades de Aventura: Arvorismo, Tirolesa – Vôo do Gavião e Rapel na Cachoeira Almécegas I. Tendo estas atividades sido certificadas pelo INMETRO.

 

Essa foi uma conquista coletiva que envolveu toda a equipe da Travessia Ecoturismo, Condutores, prestadores de serviços, parceiros e clientes. foi um passo importante para o Turismo de Aventura na Chapada dos Veadeiros.

 

As atividades de aventura foram certificadas pelo INMETRO através de auditorias periódicas entre 2010 a 2017, Por falta de subsídios, altos custos envolvidos com o processo de recertificação e inexistência de programas de incentivos, decidimos por manter as normas implementadas, porém não certificadas, concentrando o investimento na melhoria contínua dos prestadores de serviços, equipamentos e estruturas, mantendo desta forma a validade das diretrizes das normas implementadas.

 

Aventuras na Chapada dos Veadeiros

 

Se você gosta mesmo de uma boa aventura, já passou da hora de conhecer a Chapada dos Veadeiros, para te ajudar a montar seu roteiro, separamos algumas atividades desafiadoras que acontecem na Chapada dos Veadeiros.

Travessias

 

É a realização de um percurso a pé, em ambientes naturais com pouca ou nenhuma infraestrutura, podendo ter diferentes graus de dificuldade.

 

O participante pernoitará em locais ao longo da trilha, pois o trecho percorrido excede o limite de um dia de viagem. O pernoite pode acontecer em locais diversos, como em acampamentos, pousadas, fazendas ou bivaques.

 

Há na Chapada dos Veadeiros muitas trilhas antigas, usadas por garimpeiros, algumas destas interligadas proporcionam incríveis caminhadas de longo curso. As mais conhecidas são a Travessia Leste, criada pela Travessia em 1999 e a Travessia das Sete Quedas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

 

Tirolesa Voo do Gavião

 

Com 850m de extensão e 100m de altura, um voo incrível sobre o cerrado com vistas para os limites do Parque Nacional. Recebeu o nome de “Voo do Gavião” pela quantidade de Gaviões que tem na área da tirolesa.

 

Localizada na Pousada Fazenda São Bento a 8km de Alto Paraíso, o participante tem o privilégio de contemplar uma incrível vista de 360º incluindo as principais Serras e morros da regiao, o Morro da Baleia e os limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

 

E uma atividade aventura passiva, que não exige técnica nem condicionamento físico específico do participante, permitindo a prática de maneira segura, inclusive para leigos, que simplesmente senta na cadeirinha, desliza pelo cabo de aço e contempla as belíssimas paisagens.

 

Rapel na Cachoeira

 

O rapel é uma técnica usada para enfrentar acidentes geográficos como cachoeiras, cânions, abismos ou cavernas. Chamamos de cascading ou Cachoeirismo as descidas de cachoeiras utilizando cordas fixas.

 

É uma atividade fácil e segura, qualquer pessoa pode fazê-la sem necessidade de ter cursos específicos.

 

Aproveitando o enorme potencial da Chapada dos Veadeiros, escolhemos e equipamos algumas cachoeiras para fazer o que chamamos de batismo, descidas com pessoas sem ou pouca experiência na atividade.

 

Canionismo

 

Com seus incríveis cânions esculpidos pelas águas ao longo de milhares de anos, a Chapada dos Veadeiros está entre os locais mais privilegiados do Brasil para a prática do canionismo.

 

O canionismo é uma atividade lúdica que envolve várias técnicas de progressão, como o rapel, natação, salto e tirolesa para explorar cânions e rios encachoeirados, seguindo sempre o sentido da correnteza e driblando todos os seus obstáculos como cachoeiras, cânions, corredeiras e poços.

 

Uma atividade de integração que promove o espírito de união do grupo, ideal para ser realizada com famílias, grupos de incentivo e integração. O canionismo é uma das especialidades da Travessia.

 

Praticamos o Canionismo na Chapada dos Veadeiros desde 1999 e participamos da abertura de muitos cânions na região, Periodicamente organizamos cursos e expedições para vários níveis técnicos diferentes.

 

Espeleoturismo

 

O espeleoturismo e uma atividade de visitação em cavernas e envolve a transposição de obstáculos naturais, como rochas, cachoeiras e até rios subterrâneos. Capacetes e lanternas, nesse caso, são imprescindíveis, bem como o acompanhamento de condutores especializados no ambiente espeleológico.

 

As formações geológicas atraem espeleólogos, turistas, aventureiros e curiosos de todas as partes do mundo, ávidos por conhecer as belezas naturais, os rios de águas cristalinas que formam lagos subterrâneos e os enormes salões internos das cavernas.

 

Desenvolvemos roteiros de Espeleoturismo no Parque Estadual do Terra Ronca, um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina, muitas delas ainda não mapeadas. Esta localizado no município de São Domingos a 300km de Alto Paraiso.

 

Rafting

 

Consiste na descida de rios com corredeiras em botes infláveis.

A Chapada dos Veadeiros tem se revelado com um grande potencial para a atividade de Rafting Entre os percursos definidos está o “Rafting da Vila de São Jorge”, uma emocionante decida com corredeiras dentro de um grande cânion nas águas esverdeadas do Rio Tocantinzinho.

 

Balonismo

 

Balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. O voo em balão permite a contemplação de um vasto panorama de 360°, ao sabor do vento.

 

A atividade proporciona ao praticante a sensação de ficar mais próximo do céu possui adeptos em todo o mundo, no Brasil tem ganhado popularidade. Pode ser praticado por qualquer pessoa e acontece na Chapada dos Veadeiros desde 2013.

 

Mas não para por aí, você também pode praticar escalada, ciclismo, canoa havaiana, quadriciclo e muitas outras atividades.

O importante é praticar tudo com segurança e equipes especializadas em cada modalidade.

COMPARTILHE: