foto: Ion David

Vale da Lua

Distancia de Alto Paraíso: 30km
Trilha: 600mts
Dificuldade: Fácil

 

O Vale da Lua esta localizado no municipio de Alto Paraíso de Goiás, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, sendo uma das principais atrações da região. Além da beleza exotica, o acesso é por uma trilha curta e fácil, com uma paisagem inesquecível. 

 

O atrativo fica em uma propriedade particular, por isso todos os visitantes pagam uma taxa para entrar e desfrutar das trilhas e piscinas naturais.  A infraestrutura conta com banheiros e lanchonete na entrada, segurança e salva vidas na area de visitação.

 

O relato das pessoas que frequentam o Vale da Lua é que o atrativo é indispensável para quem visita a Chapada dos Veadeiros e gosta de se sentir conectado com a natureza e o seu próprio eu interior. Sem falar na vista que eles terão para sempre guardada na memória. 

 

Curiosidades e Informações sobre o Vale da Lua

Que o Vale da Lua é de uma paisagem sem igual a gente já sabe, mas o importante é saber informações e peculiaridades que irão te ajudar a curtir ainda mais o local. Vamos lá?

1. Por que se chama Vale da Lua?

O nome surgiu por conta da aparência que o leito do Rio São Miguel tem com o solo lunar.
Só de saber isso, tenho certeza que você ficou curioso de poder conhecer e registrar a paisagem. Afinal, não é comum ver um leito de rio que parece a lua.  

2. Como o Vale da Lua ganhou essa aparência?

O relevo é formado pelo encontro de dois Grupos geológicos Paranoá (1,3 a 1,0 Bilhões de anos) e Traíras (1,6 a 1,3 Bilhões de anos), que foram formados em ambiente sedimentar e posteriormente metamorfizados.

As rochas do Vale da Lua foram soterradas e submetidas a um aumento de pressão e temperatura (Diagênese), que as transformaram. Ocorreu precipitação de Calcita (mineral de composição CaCO3 fácil de dissolver.)

A presença da matriz com calcita facilita a dissolução das rochas que formam as “panelas”/”marmitas” que dão o aspecto “lunar”

3.  Formação das “panelas” / “marmitas” 

As “panelas” são formadas a partir da erosão provocada pela circulação de água e seixos de rochas.

 

A água gira e cria pequenos redemoinhos que abrem espaços no fundo do rio.

Fragmentos de rochas entram no espaço formado e lá circulam com a água.

Os fragmentos desgastam as paredes do fundo do rio e criam as “panelas”.

Nível de dificuldade da trilha
Galeria de imagens

Conheça mais cachoeiras e mirantes da Chapada dos Veadeiros

Receba as novidades da Travessia Ecoturismo em seu e-mail