O Vale da Lua esta localizado no municipio de Alto Paraíso de Goiás, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, sendo uma das principais atrações da região. Além da beleza exotica, o acesso é por uma trilha curta e fácil, com uma paisagem inesquecível.
O atrativo fica em uma propriedade particular, por isso todos os visitantes pagam uma taxa para entrar e desfrutar das trilhas e piscinas naturais. A infraestrutura conta com banheiros e lanchonete na entrada, segurança e salva vidas na area de visitação.
O relato das pessoas que frequentam o Vale da Lua é que o atrativo é indispensável para quem visita a Chapada dos Veadeiros e gosta de se sentir conectado com a natureza e o seu próprio eu interior. Sem falar na vista que eles terão para sempre guardada na memória.
Se você ainda não ficou curioso para conhecer este lugar estonteante, criamos uma lista de curiosidades e peculiaridades que só o Vale da Lua tem. Confira:
Curiosidades e Informações sobre o Vale da Lua
Que o Vale da Lua é de uma paisagem sem igual a gente já sabe, mas o importante é saber informações e peculiaridades que irão te ajudar a curtir ainda mais o local. Vamos lá?
1. Por que se chama Vale da Lua?
O nome surgiu por conta da aparência que o leito do Rio São Miguel tem com o solo lunar.
Só de saber isso, tenho certeza que você ficou curioso de poder conhecer e registrar a paisagem. Afinal, não é comum ver um leito de rio que parece a lua.
2. Como o Vale da Lua ganhou essa aparência?
O relevo é formado pelo encontro de dois Grupos geológicos Paranoá (1,3 a 1,0 Bilhões de anos) e Traíras (1,6 a 1,3 Bilhões de anos), que foram formados em ambiente sedimentar e posteriormente metamorfizados.
As rochas do Vale da Lua foram soterradas e submetidas a um aumento de pressão e temperatura (Diagênese), que as transformaram. Ocorreu precipitação de Calcita (mineral de composição CaCO3 fácil de dissolver.)
A presença da matriz com calcita facilita a dissolução das rochas que formam as “panelas”/”marmitas” que dão o aspecto “lunar”
3. Formação das “panelas” / “marmitas”
As “panelas” são formadas a partir da erosão provocada pela circulação de água e seixos de rochas.
A água gira e cria pequenos redemoinhos que abrem espaços no fundo do rio.
Fragmentos de rochas entram no espaço formado e lá circulam com a água.
Os fragmentos desgastam as paredes do fundo do rio e criam as “panelas”.
4. Qual a melhor época para visitar?
Saber disso é muito importante para sua viagem ser inesquecível porque em épocas de chuva o Vale da Lua fica um pouco mais perigoso já que as rochas estão escorregadias e o nível das piscinas naturais estão mais altas.
Se as chuvas estiverem fortes o Vale da Lua fecha ao público. Então planeje bem e leve isso em consideração. É válido lembrar que o local fica aberto só até às 17 horas.
Os melhores meses são os da época da seca (maio até outubro), onde o Rio São Miguel fica calmo e as piscinas naturais ganham um lindo tom esverdeado.
5. As piscinas naturais são de tirar o fôlego
O Vale da Lua tem muitas quedas d’água e piscinas naturais, são paisagens realmente únicas e a água contribui para isso. Mas como poder se deliciar nessas águas? Bom, normalmente apenas duas piscinas naturais são abertas ao público, na segunda, e possssivel nadar entre o canion nas águas cristalinas – apenas na temporada de seca – e com certeza vale encarar o friozinho da água para passar por essa experiência.
6. Experiência única
Outro ponto importante no Vale da Lua é a experiência da visita guiada.
Como a trilha é muito fácil, muita gente acha desnecessário a contratação de um Guia para ir ao Vale da Lua.
Porém, só indo com um Guia é possível adentrar em diversos “buracos”, hidromassagens naturais, locais “escondidos” que só indo com segurança e orientação para poder conhecer, alem da riqueza de informações sobre a flora, geografia e geologia do local.
7. A região não exige muita caminhada
A parte boa é que a trilha do Vale da Lua é bem curtinha e de nível fácil, ela dura mais ou menos uns 15 minutos. Na temporada de Chuva requer mais atençao pois pedras podem ser escorregadias.
Em relação ao acesso, existe um estacionamento logo na entrada do Vale e com lanchonete para recarregar as energias antes de começar ou depois que terminar a caminhada.
8. Você também precisa tomar cuidado
Apesar da beleza, a região do Vale da Lua também pode ser considerada um pouco perigosa por conta da enchorradas e rochas escorregadias. Por isso o local tem placas e cordas que delimitam até onde você pode ir, alem de ter sempre uma equipe de salva vidas de prontidão.
Já aconteceram alguns acidentes por conta de imprudências, então respeite todas as regras e assim tudo vai acontecer como planejado.
9. O local ganhou espaço em varias produções publicitárias e cinematográficas
O Vale da Lua ja foi palco de varias campanhas publicitarias, producoes de Tv e cinema, entre elas,
A série Felizes para Sempre produzida pela Globo e estrelada por Paolla Oliveira juntamente com Enrique Diaz contou com uma cena bem exótica no Vale da Lua, em que os dois nadavam nus.
A verdade é que o Vale da Lua é um atrativo exotico e unico. A união de beleza, boas energias e todas as peculiaridades são um convite para todos que amam aventura e paisagens únicas.
Se você ainda não conhece, está na hora de colocar este atrativo na sua lista, temos certeza que terá boas histórias para contar.