foto:
Canionismo – Farias
O Cânion está localizado no Santuário Bocaina do Farias, município de São João da Aliança. O acesso envolve uma logística com veiculo 4X4 e apoio da agencia concessionária do atrativo.
Atividade tem um dia de duração, envolvendo os trechos de deslocamento de carro, aproximação e retorno.
Antes de iniciar as atividade os condutores equipam e instruem o grupo com os procedimentos e técnicas utilizadas e realizam o treinamento individual com cada participante.
O canionismo tem inicio com um rapel de 15m, seguido de um salto de 3m de altura, já dentro do cânion, logo chegamos no local do segundo Rapel, uma impressionante descida de 20m dentro do cânion estreito e confinado, o final da descida, em uma piscina e logo o terceiro rapel com 8m dentro do cânion.
Após as descidas, caminharemos no interior da bocaina, com paredes estreitas de 60 de altura, em alguns trechos as paredes se fecham na parte superior, dando a impressão de estarmos dentro de uma caverna, um dos lugares mais exóticos e impressionantes da Chapada.
Após caminhar aproximadamente 800m por dentro do cânion, chegamos na saída, em um platô, e logo em seguida chegamos na próxima cachoeira, desceremos em um rapel de 50m dentro de uma garganta, desta vez mais aberto.
Logo após chegaremos no cânion do Funil, onde o rio passa por uma canaleta e cai em uma cachoeira projetada, faremos um rapel por trás da cachoeira e chegaremos em uma piscina dentro do cânion, nadaremos por esta piscina e chegaremos em uma praia de pedras, onde faremos um lanche e iniciaremos a caminhada do retorno.