A atividade ofertada turisticamente e de caráter recreativo pode ter o acréscimo de iluminação artificial ou degraus, as cavernas podem ser visitadas num passeio guiado simples, sem o uso de equipamento específico além do capacete, é claro.
Já no espeleoturismo de aventura é necessária a transposição de obstáculos naturais, como rochas, cachoeiras e até rios subterrâneos. Capacetes e lanternas, nesse caso, são imprescindíveis, bem como o acompanhamento de condutores especializados no ambiente espeleológico.
As formações geológicas atraem espeleólogos, turistas, aventureiros e curiosos de todas as partes do mundo, ávidos por conhecer as belezas naturais, os rios de águas cristalinas que formam lagos subterrâneos e os enormes salões internos das cavernas.
Desenvolvemos roteiros de Espeleoturismo no Parque Estadual do Terra Ronca, um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina, muitas delas ainda não mapeadas. Esta localizado no municipio de São Domingos a 300km de Alto Paraiso.