foto: Ion David
Outros atrativos
Além da extraordinária beleza natural, a Chapada dos Veadeiros possui tambem atrativos de bem estar, culturais, vivencias e terapias.
Conhecida como Berço das Águas, a Chapada dos Veadeiros se destaca pela quantidade de nascentes de águas puras e cristalinas, cachoeiras, poços, cânions, belas paisagens, trilhas históricas e seu povo hospitaleiro.
A região é protegida pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que pela sua importância, recebeu os títulos internacionais de Reserva da Biosfera Goyas e Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco).
É neste impressionante cenário que desenvolvemos inúmeras opções de roteiros e atividades proporcionando experiências inesquecíveis aos visitantes.
foto: Ion David
Bem Estar
A Chapada dos Veadeiros também é bastante conhecida pelo misticismo que hoje é associado às práticas de bem estar.
A energia do lugar misturada à extraordinária beleza natural motivou inúmeros adeptos de terapias holísticas e alternativas a buscar na Chapada dos Veadeiros uma vida mais tranqüila e harmônica.
Hoje existem estabelecimentos e profissionais que oferecem serviços de qualidade aos visitantes que queiram associar as terapias à prática do Ecoturismo, para relaxamento após os passeios, ou mesmo aqueles que vêem para a Chapada em busca de tratamentos para o bem estar do corpo, a mente e da alma.
Galeria de imagens
Destaques
Terapias Alternativas
Alto Paraíso
Um atrativo diferencial na região são as terapias alternativas, para o relaxamento que une-se à natureza exuberante do lugar para trazer o bem estar que você procura. As terapias são oferecidas de acordo com a necessidade de cada pessoa, convidando-a a tomar consciência de seu próprio corpo e a entrar no espaço mais profundo do seu ser.
Flor de Ouro Vida Natural
Moinho – Alto Paraíso
A Flor de Ouro vida natural teve seu início nos anos 80, com seus fundadores inspirados, no ideal de viver mais comunitariamente, na natureza. Oferecem banho de rio, sauna à beira do rio, argiloterapia, massagem, limpeza de vesícula e intestinal, comida vegetariana, jejuns, dietas, música-terapia, e o uso de plantas medicinais.
foto: Ion David
Cultura
A cultura da Chapada dos Veadeiros é bem diversificada de acordo com as fases do povoamento, de comunidades quilombolas, costumes trazidos pelos bandeirantes, pelas comunidades alternativas e mais recentemente a cultura cosmopolita, envolvendo danças como a Sussa e Katira, caçada da Rainha, festas religiosas e folclóricas, vivencias, retiros e terapias alternativas.
Galeria de imagens
Calendário de eventos
Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
São Jorge
O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, promovido pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, em parceria com a Associação dos Moradores da Vila de São Jorge (ASJOR), reúne grupos e mestres das culturas tradicionais brasileiras, povos indígenas, artistas e turistas que, em celebrações e vivências, compartilham suas histórias, saberes e modos de fazer. A cada ano o evento atrai mais pessoas à pequena vila de ex-garimpeiros de cristal e tem desdobramentos importantes para a região da Chapada dos Veadeiros. A movimentação da economia local na época do Encontro proporciona o aumento dos investimentos na infra-estrutura de turismo, gerando trabalho e renda e trazendo bens de natureza social, educacional e cultural à Vila de São Jorge e às cidades vizinhas. A meta, a longo prazo, é dar visibilidade às riquezas culturais e humanas da região, possibilitando seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O evento está na sua décima edição e acontece no mês de julho.
Festividades Kalunga
Cavalcante
Para se conhecer o povo Kalunga, tão importantes quanto a sua história, são suas festas. A festa é o momento do encontro, da reunião das famílias. Os Kalungas guardam em si um saber implícito, que faz com que trabalhem fervorosamente em função dos preparativos das comemorações de devoção. Através de suas festas e costumes entram em contato com a herança. Os traços do catolicismo rural, conservados pelos Kalungas, podem ter sido originados por influência dos senhores brancos que cultuavam a religião católica. Os Kalungas possuem um calendário de festas ao longo de todo o ano. São rituais cerimoniosos, como a Festa do Império e o Levantamento de Mastro, que têm coreografia complexa, e atraem centenas de visitantes. Suas festas e danças são movidas a antigas canções ritmadas por instrumentos que os próprios Kalungas confeccionam, com os “frutos do cerrado”. As principais festas são: Festa de Santo Antônio no Engenho em julho, Festa de Nossa Senhora D’Abadia no Vão de Almas, em agosto e Festa de Nossa Senhora do Livramento, no Vão do Moleque em setembro.
Carnaval - Bloco do Pequi
Alto Paraíso
Tradicional bloco de rua que defuma as principais ruas, estabelecimentos comerciais e públicos da cidade de Alto Paraíso.
Carnaval - Bloco da Cachoeira
São Jorge
Tradicional bloco de rua que defuma as principais ruas, estabelecimentos comerciais e públicos da cidade de Alto Paraíso.
foto: Ion David
Artesanato
O artesanato na Chapada dos veadeiros é composto por produtos regionais confeccionados em tear, cristais, madeira e pedras, artesanatos feitos com flores secas e fibras naturais do Cerrado, artigos indianos, peruanos, camisetas, adesivos, além de deliciosos doces, biscoitos, castanhas, óleos essenciais e licores.