Confira quais são as cachoeiras mais visitadas na Chapada dos Veadeiros.
Seja qual for o seu roteiro ou companhia, terá uma cachoeira ideal para te proporcionar a melhor experiência.
Caso queira se banhar, contemplar a natureza, se energizar, ficar só de bobeira, nadar, mergulhar, se refrescar ou até praticar uma atividade de aventura, as opções são muitas. Tem cachoeira para qualquer perfil e roteiro.
Sempre que se fala em Chapada dos Veadeiros, pensa-se logo em cachoeiras, montanhas e muita natureza. É exatamente nisso que vamos focar neste artigo. Te mostrar as verdadeiras belezas naturais no meio do estado de Goiás. Confira a lista das melhores cachoeiras para não deixar de fora do seu roteiro. Escolha a melhor – ou melhores para você – e aproveite. Vamos lá?
Qual a melhor cachoeira para você?
Não importa qual seja o seu estilo de viajante, com certeza vai achar uma cachoeira ideal para você na Chapada dos Veadeiros.
Este é um destino ideal. Seja para quem quer relaxar, conhecer belas paisagens da natureza ou curtir um roteiro de aventura. Qualquer objetivo se encaixa, mas, além disso, há diversos níveis de dificuldade também. A variedade é tão grande, que é possível escolher entre cachoeiras com fácil acesso, com recorde de altura, com trilhas desafiadoras e cachoeiras que são inesquecíveis de tão maravilhosas. Todas com uma beleza natural que encanta qualquer um que as visite.
A Chapada dos Veadeiros, também conhecida como Berço das Águas, ganha grande evidência pela sua quantidade de nascentes de águas puras e cristalinas que brotam nos seus diversos campos úmidos com desníveis abruptos. Nestes descem córregos e rios formando imensas cachoeiras, poços, cânions e cenários de tirar o fôlego. São as principais nascents do Rio Tocantins.
As cachoeiras mais visitadas na Chapada dos Veadeiros.
Saltos do Rio Preto
Os principais cartões Postais da Chapada e do Parque Nacional, um grande complexo com duas principais cachopeiras: o Salto do Rio Preto é avistada apenas por meio do mirante possui 120m de altura. Cachoeira do Garimpão, com 80m de altura e um enorme poço para banho.
Vale da Lua
Apresenta uma formação rochosa extremamente única que remete ao solo lunar, com pedras curvas e onduladas, e o rio São Miguel passando e formando grandes panelas e salões. Há Vários poços para banhos além de imagens fabulosas das águas cortando seu caminho entre as rochas.
Cachoeira Almecegas 1
Cachoeira exuberante, com poços na parte superior e inferior da cachoeira. O Rio Almécegas cai se espalhando pelas rochas avermelhadas de uma altura de 45m. O acesso é feito pela Fazenda São Bento.
Cachoeira Loquinhas
A mais próxima de Alto Paraíso, a cachoeiras Loquinhas é uma das únicas a qual tem fácil acesso e pode-se alcançar por trilhas. É um dos lugares mais visitados da Chapada dos Veadeiros e conta com uma ótima estrutura.
Porém nada tira a sua beleza incrível de seus poços com águas cristalinas de tom esverdeado. Consiste em um complexo de 7 cachoeiras divididas em 2 trilhas, o que a torna ideal para famílias, pois há diversos poços para as crianças aproveitarem.
Catarata dos Couros
É um dos principais e mais apreciados atrativos. Com percurso repleto de quedas d’água e muitos locais para banho, ela é certeza de um dia inteiro de passeio. Há grandes cãnions, praias de rio, vegetação nativa e muitos cenários deslumbrantes.
Além disso, ela abriga um complexo de cataratas que deságuam em um poço enorme e o melhor: ideal para banho; e tudo com uma trilha desafiadora a ser percorrida. Em alguns de seus pontos, principalmente na época da seca, há piscinas naturais de águas cristalinas e tranquilas
A Catarata dos Couros está localizada a 53 km de Alto Paraíso (18 km de asfalto e 35 km de terra) e com 6 km de trilha (ida e volta). É indicada para quem deseja fugir do movimento das atrações mais populares da chapada dos Veadeiros.
Recentemente o complexo das cataratas dos Couros foi tombado como Parque Estadual Aguas do Paraiso.
Cachoeira Santa Bárbara
Considerada uma das cachoeiras mais belas não só da Chapada dos Veadeiros, mas do Brasil também.
A cachoeira Santa Bárbara conta com águas de tom azul turquesa, e encanta todos que a visitam. Sem falar que é uma das atrações mais procuradas pelos turistas, digna de inúmeras fotos e homenagens nas redes sociais.
Apesar da cachoeira em si não ser muito alta, contando com 30 metros de altura, a beleza do poço que cerca sua queda d’água é mesmo de apaixonar. Em dias quando a água está perfeita, a sua transparência brilha os olhos de todos os amantes de mergulho, assim como os de fotografia.
É um verdadeiro recanto paradisíaco embrenhado em uma mata fechada. Possui um pequeno poço para banho no início, chamado de “Barbarinha”, e seu principal um pouco mais acima.
Conta com uma boa trilha de dificuldade média. É necessário percorrer 25 km de Cavalcante até a comunidade Kalunga Engenho II e para visitá-la é obrigatória a presença de um guia.
Rio Prata
Se a Cachoeira Santa Bárbara é famosa pelo tom azul, o complexo de cachoeiras do Rio do Prata encanta por possuir um intenso tom de verde em seu poço sobre a queda d’água. É reservado aos visitantes sete cachoeiras visitáveis, diversos poços para banho e vegetação muito bem preservada que rendem muitas fotos.
Está localizado a 60 km de Cavalcante de estrada de terra com alguns trechos desafiadores, o que resulta em uma viagem de 1h30 partindo da mesma vila.
Seu complexo de cachoeiras tem como principais atrações as cachoeiras Rei do Prata, Pratinha e Urubu, todas com água transparente e os lindos poços de água para banho. Os acessos a cada uma têm dificuldades diferentes. Sendo assim, podem atender desde crianças até adultos mais experientes em trilhas e buscam desafios.
A trilha que liga todas essas cachoeiras tem 14 km de ida e volta. Há passagens por trechos de pedra, outras em troncos sobre os rios e algumas pequenas subidas, um campo aberto. A que mais encanta com certeza é a do Rei do Prata, em especial por sua queda d’água sair do meio da pedra. Por isso, se prepare e pode contar com um belo banho refrescante no final.
São tantas cachoeiras e atrativos que são necessarias varias visitas a Chapada para conhecer uma parte delas.
E aí? O que achou?
Qual sua cachoeira favorita?