foto: Ion David
Turismo Solidário
Turismo Solidário na Chapada dos Veadeiros
O Turismo Solidário é um novo segmento turístico que está ganhando espaço no mundo inteiro, e que tem como objetivo aliar o turismo e voluntariado ao combate a desigualdade social, criando uma experiência híbrida que na maioria dos casos, ultrapassa a imaginação, e a expectativa do participante.
A idéia central é empreender ações no sentido de congregar pessoas físicas e/ou jurídicas dispostas a conhecer de perto a realidade de famílias e comunidades que vivem na região turística, com o objetivo de colaborar na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento humano e social comunitário.
foto: Ion David
O Turismo Solidário é definido como o conjunto integrado de serviço voluntário para um destino – seus residentes e ambiente – com os elementos tradicionais do turismo – artes, cultura, lazer, história, geografia – daquele destino, possui quatro elementos básicos:
1) Implica em uma participação ativa,
2) É (relativamente) espontâneo,
3) Não é motivado por ganhos financeiros,
4) Incide sobre o bem comum
Os visitantes podem oferecer diferentes tipos de ajuda, conforme suas possibilidades, tais como serviços sociais e/ou de doações. Em contrapartida os visitantes desfrutam do contato com a natureza e aprendem sobre os costumes e a vida simples da comunidade.
A Travessia Ecoturismo desenvolve projetos de turismo solidário na chapada dos Veadeiros desde 2005, tendo executado inúmeros projetos de reforma de escolas nas regiões mais remotas.
A Travessia Ecoturismo sugere o local a ser ajudado, reformado ou construído e elabora o projeto técnico e financeiro. Uma vez aprovado, é iniciada uma fase de negociações com as prefeituras locais a fim de conseguir apoio logístico para as reformas.
foto: Ion David
As obras são iniciadas antes dos grupos chegarem e a parte final do trabalho é deixado para ser concluído em ritmo de mutirões com a participação dos financiadores e comunidades locais.
Além de sugerir, executar os projetos de reforma e construção e organizar os mutirões, a Travessia organiza toda a logística para a chegada dos grupos, monta acampamentos de alta qualidade com banheiros, cozinha, galpões de palha para refeições, além de espaços de integração, fogueiras e até um bar. A Cada ano a estrutura montada é deixada para a comunidade como apoio ao desenvolvimento do ecoturismo na área, que geralmente tem bom potencial.
Como contribuição da Travessia aos projetos, não é cobrada nenhuma taxa administrativa na execução das obras, a Travessia organiza o trabalho voluntário de uma equipe multidisciplinar local, envolvendo, arquitetos, engenheiro, pedreiros, ajudantes além de conseguir apoio das prefeituras municipais e lojas de materiais de construção.
A cada ano são identificadas as manifestações culturais mais expressivas de cada comunidade e organizados apresentações e workshops mostrando a culinária, danças, musica e celebrações tornando cada projeto uma grande vivência cultural.
A cada projeto concluído há uma notável mudança na qualidade de vida da comunidade beneficiada, pois uma vez que os voluntários vêm melhorar a situação das populações locais, as prefeituras acordam para a situação e participam com a logística e melhoria dos equipamentos.
Além dos grupos financiarem os projetos e participarem dos mutirões, eles trazem uma grande quantidade de doações (materiais escolares, roupas, materiais de higiene, brinquedos educativos, etc).
O Turismo Solidário é uma excelente forma de integração entre os grupos e comunidades, onde ambos têm a oportunidade de ensinar e aprender.