A viagem que fica na memória
Visitar a Chapada dos Veadeiros é uma daquelas viagens memoráveis. Além de divertir e relaxar, rende um verdadeiro álbum de fotos incríveis, que transbordam a energia e beleza natural deste destino.
Localizada em Goiás, é um grande destino turístico, esbanjando beleza e encantando todo visitante. Deixa um gostinho de quero mais, o que faz com que muitos repitam a dose e voltem a visitá-la.
A experiência que marca
Quem já foi mais de uma vez sabe bem: sempre há uma novidade, um canto inexplorado, uma beleza que não foi possível ser apreciada em uma só visita. É quase impossível não se apaixonar, basta ver as fotos e escutar os relatos de quem já teve a experiência.
Muito mais do que apenas um local para ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros oferece uma jornada única e consegue atender aos diversos tipos de viajantes. Estejam em família, amigos ou companheiros de atividades de aventura; esse destino surpreende com suas cachoeiras, vegetação, reservas, paredões rochosos, muita cultura e comunidades acolhedoras.
Quer saber mais sobre esse destino e descobrir a verdadeira Chapada dos Veadeiros? Continue sua leitura!
Conheça a Chapada dos Veadeiros de verdade
Como falamos, a Chapada tem inúmeras belezas para se aventurar e curtir o melhor da natureza. A depender do tempo que você tem a sua disposição, pode não ser o suficiente para conhecer tudo.
A Chapada dos Veadeiros tem um Parque Nacional, uma unidade de conservação de proteção integral ao meio ambiente.
Esta reserva pode ser considerada como a atração principal, tanto pela sua importância natural quanto por sua riqueza ecológica, enorme diversidade de fauna e flora.
Além do mais, existem desfiladeiros, várias quedas d’água e formações de cristais de quartzo, o que nos leva à uma jornada mais voltada à energias, tranquilidade e esoterismo.
A Chapada encanta seus visitantes pela experiência que proporciona. Além de contar com aproximadamente 50 espécies de animais raros e em risco de extinção, existem em média 1.400 espécies de plantas no seu território. Por essas e outras que e reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco
Incrível, não é mesmo?
Aliás, fora a sua importância natural, é um destino com muito para ensinar sobre natureza, cultura e muito mais.
Por onde começar?
Primeiro tenha em mente qual é o seu perfil de viajante. O que toparia ou não fazer? Quais atividades prefere? O que gostaria de conhecer?
A partir disso, você pode montar seu roteiro perfeito. Na Chapada as opções são diversas, por isso é sempre interessante buscar por informações e apoio de empresas especializadas neste destino, como a Travessia.
Para chegar à Chapada dos Veadeiros é bem fácil, mas é preciso fazer uma parte do trajeto de carro ou afins, pois quem vai de avião, o aeroporto mais próximo do Parque Nacional fica em Brasília (o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek) a 230 km de distância.
Porém, não há segredos. Quando for de carro, vai perceber que as estradas são ótimas, fora a bela vista na estrada. No geral, qualquer veículo vale, mas perto da Chapada nos passeios que levam até as trilhas, de preferência que seja um carro alto para o trajeto ficar mais confortável. Caso prefira, você pode fechar pacotes de roteiros para ter mais comodidade e não precisar se preocupar com o deslocamento de um ponto turístico a outro.
Conhecendo os arredores
A Chapada dos Veadeiros tem 06 municípios e 01 distrito: São João D’ Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Nova Roma, Cavalcante. E o distrito de São Jorge.
Na Vila de São Jorge fica portão de entrada do Parque Nacional, proximo a outras atrações como Vale da Lua; o Segredo, Raizama e Abismo; já a em Alto Paraíso, é mais requisitada em questão de hospedagem pelos turistas, tem uma ótima estrutura e tranquilidade; cidade charmosa que também encanta todos que a visitam, possui feira de artesanato e até música ao vivo.
Outro ponto a se saber é que a Chapada dos Veadeiros, em especial o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, pode ser visitada em qualquer época do ano.
Porém a região possui dois climas bem definidos durante o ano. Por isso, a depender do mês, as paisagens podem ficar diferentes.
De toda maneira, conhecer a Chapada dos Veadeiros é aquela viagem para fazer com calma. Se você estiver a fim de aproveitar a experiência completa e conhecer de verdade a Chapada, separe pelo menos uma semana.
Assim, você consegue agendar uma trilha e conhecer ainda algumas cachoeiras, por exemplo.
O que fazer para ter o melhor da Chapada dos Veadeiros
O tempo de ir
Como já foi dito, toda época é boa para visitar a Chapada dos Veadeiros.
Contudo, se quer aproveitar para se banhar nas cachoeiras e fazer longas trilhas sem preocupações.
O ideal é escolher o melhor período para você. Na seca, entre abril e outubro, época perfeita para a prática de atividades de aventura, como o canionismo, rapel e rafting. E para tomar aquele banho de cachoeira em qualquer lugar, sem pressa.
Na época de chuvas, entre outubro e maio, é quando a vegetação está mais exuberante, rios mais cheios. Ideal para longas caminhadas e admirar as cachoeiras transbordando.
De qualquer maneira, você encontrará lindas paisagens e pores do sol de tirar o fôlego, em especial na época de outono e inverno. Na Chapada é realmente o lugar para conhecer a verdadeira beleza do Cerrado.
Estilo da sua viagem
Agora é o momento de definir qual parte da Chapada você está disposto e gostaria de conhecer.
Caso esteja indo em família, o mais indicado é visitar cachoeiras mais próximas e trilhas mais curtas. Vale até contratar uma empresa especializada para garantir o maior conforto e segurança das crianças ou idosos; que por sua vez, com toda certeza podem – e vão! – aproveitar toda a beleza da Chapada dos Veadeiros também.
Há um Centro de Visitantes onde você pode pegar instruções e informações atualizadas. Lá você conta com mapas e folders locais, mas tenha em mente que planejamento é tudo, independente do seu estilo de viagem. Se informe e fique aberto para buscar apoio.
As atrações
Na Chapada dos Veadeiros, lugares para visitar e atividades para fazer é o que não falta.
Há diversas opções de lazer, caminhada, trilha, cachoeira, atividades de aventura e ecoturismo. Muitos até afirmam que daria para ficar 1 mês e não repetir nada.
Monte seu roteiro com base no que você mais gostaria de experienciar, de ter contato. Pense no que aproveitaria mais.
Se optar pelas trilhas do Parque Chapada dos Veadeiros, já saiba que são longas e desafiadoras. No geral são bem sinalizadas, mas é importante ficar de olho no tempo, pois o Parque fecha às 18h00. Então antes das 16h30 já se prepare para voltar. Por isso, se prepare. Principalmente se optar por aquelas com maior distância. Neste caso, seria mais interessante contratar um guia ou um pacote de roteiro para ter maior tranquilidade e poder aproveitar mais a experiência com menores chances de imprevistos.
Ter um guia ou não é opcional, mas não dá pra negar que a experiência se torna outra. Além de ajudar nos passeios, dão dicas locais e promovem verdadeiras aulas sobre fauna, flora e muito mais. O trajeto até se torna mais tranquilo, pois você não precisa pensar em nada, apenas ir e aproveitar. Fora que se torna mais seguro também, já que o guia entende de primeiros socorros, conhece a região e tem experiência com as trilhas.