foto:
Canionismo – Couros
O Cânion está localizado ao sul da Chapada, no município de Alto Paraíso. O acesso envolve logística com veiculo 4X4. A partir estacionamento, uma caminhada de aproximadamente 1h, e chegaremos nas Cataratas dos Couros.
Antes de iniciar as atividade os condutores equipam e instruem o grupo com os procedimentos e técnicas utilizadas e realizam o treinamento individual com cada participante.
Nos equiparemos e começaremos a atividade descendo pelas cataratas, com aproximadamente 50m de desnível em vários platôs em alguns rapeis fracionados e um belo rapel guiado, na cachoeira do capacete.
Em seguida, desceremos por um rapel confinado de 12m e atravessaremos duas grandes piscinas, chegaremos a parte mais impressionante do cânion conhecido como cachoeira do Bujão, um rapel de 40m pelo meio da água, estaremos no confinado cânion dos Couros, em meio a enormes paredes e várias cachoeiras.
Passaremos por um corrimão e desceremos ao lado da cachoeira do Parafuso, com 60m de altura, neste ponto o rio dos Couros entra em uma canaleta extremamente perigosa, seguiremos por fora d’água, pela lateral do cânion e faremos dois rapeis pelas paredes descendo um total de 60m. Chegaremos ao fim do cânion em uma gigantesca piscina com 200m de diâmetro.
Após o ultimo rapel, Caminharemos em parte pelo rio e parte pela mata por aproximadamente 3h até o Santuário Lua no interior do cânion, onde ha a possibilidade de passar a noite.
O Santuário Lua, como denominado o interior do cânion dos Couros, são 8 km de matas de galeria e cerrado preservado entre paredes com 300m de altura, que abrigam uma rica fauna e flora característicos de mata de galeria. Com uma arquitetura orgânica, sem agredir a exuberância da natureza local, há estruturas que poderão ser usufruídas durante a permanência.
Após o santuário Lua, há mais 1h de caminhada de até o local onde estará estacionado o veiculo de apoio.