Viajar é uma experiência indispensável e relaxante, mas pode se tornar um pesadelo se ela não for bem organizada. Por conta disso, é importante que você tenha um roteiro de viagem bem planejado.
É esse roteiro que evita qualquer problema e permite que você aproveite sua viagem ao máximo.
E não ache que o roteiro deixa sua viagem limitada e engessada, ele é definido por você, então terá sua cara. Ademais, ele pode ser mudado e não precisa ser rígido, o importante é servir como um guia para que você não perca tempo.
Mas acredite, ele não só ajuda a organizar as visitas aos atrativos como a economizar dinheiro, fazer as melhores rotas além de não se enganar e perder nada do lugar em que você está indo.
Lembre-se que você precisa tornar essa atividade de planejar um roteiro de viagem algo prazeroso e um aquecimento para aproveitar os dias no local em que você escolher.
Acredite, muitas pessoas acham desnecessário ou cansativo e acabam perdendo muitas experiências por falta de um roteiro.
Então você pode aprender a como fazer um roteiro de viagem completo, divertido e personalizado com cinco dicas.
Chega de passar por grandes perrengues nas suas viagens, certo?
5 dicas para montar um bom roteiro de viagem
1. Seu roteiro precisa de objetivos claros
Antes de mais nada, você precisa definir os objetivos da viagem. Ou seja, todos os detalhes do porquê você está viajando.
Vai com a família ou sozinho? É uma viagem romântica ou para conhecer outras pessoas?
Você busca aventura, relaxar ou aprender com a cultura do lugar?
É bom você colocar no papel cada objetivo bem claro porque isso muda tudo. Por exemplo, tem gente que adora natureza, outros gostam da cidade. Então o que define sua viagem são seus objetivos e preferências.
Escreva o que você quer sentir na viagem. Adrenalina? Paz? Aprendizado?
Claro que seus objetivos podem ser mais de um, isso ajuda você a escolher um lugar que tenha tudo o que você busca. Agora, dependendo de como você vai (sozinho, acompanhado, com crianças ou com amigos), seu roteiro precisa de adaptações.
2.Pesquise sobre o destino escolhido
Depois de definir os objetivos, chegou a hora de escolher para onde você vai. Antes de tudo, reúna os destinos que você mais quer conhecer e que atendem o seu objetivo.
Depois de reunir todos os prováveis destinos é hora de pesquisar. Olhe as atrações principais de cada um, a média de preço e os prós e contras.
Claro que não existem destinos ruins mas sim os que não combinam com os seus objetivos. Então observe bem isso e escolha um.
Depois de escolhido, pesquise tudo sobre ele. Essa hora é maravilhosa porque você começa a sentir uma ansiedade boa sobre como serão suas férias.
Pesquise curiosidades, atrativos, costumes, e entre outros. O mais legal é que você ficará mais por dentro do lugar. Além disso, pesquisar é a palavra-chave para ter um bom roteiro, então tudo começa aqui.
Inclusive, é válido lembrar que muitas culturas têm suas peculiaridades, então é até um sinal de respeito e empatia o fato de pesquisar e ficar por dentro.
3. Organize as datas e finanças
Depois de definir o local, é hora de se organizar. Tenha em mente que cada lugar tem os períodos melhores para fazer uma viagem.
Nos periodos de Alta Temporada normalmente, os destinos ficam mais cheios e com preços mais altos, neste caso, um bom planejamento com antecedencia se faz ainda mais necessário.
Outro ponto necessário no roteiro é seu orçamento máximo. Nada de viajar e voltar no vermelho, não é mesmo?
Para isso não acontecer, pesquise a média de preços do local escolhido na época em que você vai. Depois, olhe hotéis, passagens, transportes, preço das atrações e defina um orçamento diário para se alimentar.
Não esqueça de deixar uma reserva de emergência e também levar dinheiro em espécie para evitar qualquer problema.
4. Defina os servicos necessários (hotel, transporte, alimentação…)
Agora que você já sabe o local, data e realidade financeira, é o momento de definir suas prioridades.
Isso vai de acordo com o que você quer fazer e, claro, com o local. Se a região for pequena, segura e com transportes fáceis, não tem problema estar em um hotel mais afastado ou optar por não alugar um carro.
Agora, se for uma cidade grande em que você consegue fazer tudo que quer por metrô, opte por um hotel bem centralizado e perto de uma estação.
Caso você queira algo mais natural e aconchegante, sempre ha boas opções de pousadas charmosas.
Por exemplo, a Chapada dos Veadeiros possui varios municípios em que você pode ficar hospedado. No entanto, cada um oferece diferentes tipos de atrações e na hora da escolha você precisa levar em consideração qual município está mais próximo do que você quer conhecer.
Além disso, você também precisa levar em conta a sua alimentação. Você faz questão de ter café da manhã no hotel ou uma cozinha completa? Caso você vá comer fora, pesquise os restaurantes e locais mais próximos ou que sejam mais acessíveis.
Como sera o transporte? voce pode alugar um carro, ou contratar o servico de transfer no local. Outra opcão sao os passeios que podem ser contratados em agencias e operadoras.
Em muitos destinos, em especial os de natureza e Ecoturismo é sempre recomendado a contratação do guia , pois voce tera informações, mais interação com a natureza e cultura do local, além de garantir a logistica e segurança do passeio, pois o guia conhece com propriedade os locais visitados e sua peculiaridades.
Percebe que para decidir você precisa observar muitos fatores?
Tudo pode ser visto antes, isso evita que você perca tempo procurando.
5. Planeje o dia a dia
Agora chegou a hora de traçar seus dias. Aqui você precisa tomar muito cuidado para não lotar seu dia demais e nem colocar atrações uma atrás da outra sem espaço para descansar. Afinal, você não sabe o quão cansativo vai ser e não tem uma certeza de quanto tempo vai passar em cada uma das atrações.
Além disso, é muito comum que você tenha vontade de mudar um programa ou outro quando chegar lá. Isso não é errado, até porque esse roteiro de dia a dia é só para você não ficar sem um Norte.
A dica para organizar seu dia é colocar atividades mais cansativas em dias diferentes e escolher atrações próximas uma da outra no mesmo dia, assim você economiza tempo e transporte.
Deixe espaços livres para qualquer imprevisto ou para conhecer algo que dê vontade quando estiver longe.
Saiba que esse roteiro vai evitar perda de tempo, dinheiro e te poupar de estresses, mas é para ser algo prazeroso e que gera mais expectativas para a sua viagem.
Por fim,
Caso de voce nao tiver tempo para fazer todo este planejamento uma boa opção é procurar um consultor em uma agencia de viagens ou uma operadora local responsavel pelo receptivo.
O Consultor organizara tudo para voce, uma vez que conhece bem o destino, pode montar a logistica ideal para sua viagem, aproveitando ao maximo o tempo que voce tiver e ainda incluir todos os servicos, como transfer, hospedagem, guias, lanches, refeições, para que voce não se preocupe com nada e relaxe na viagem.
Na Chapada dos Veadeiros e Cavernas de Terra Ronca a Travessia Ecoturismo pode organizar sua viagem, entre em contato e teremos um grande prazer em ajudar, faremos um roteiro especial para atender sua expectativa.