foto: Ion David

Rapel e cachoeirismo

Atividades

O rapel é uma técnica usada para enfrentar acidentes geográficos como cachoeiras, cânions, abismos ou cavernas. Chamamos de cascading (Cachoeirismo) as descidas de cachoeiras utilizando cordas fixas.

É uma atividade fácil e segura, qualquer pessoa pode fazê-la sem necessidade de ter cursos específicos, pois é coordenada por três condutores que ficam nos pontos estratégicos da cachoeira fazendo a segurança e ajudando cada participante. Antes de iniciar as atividade os condutores equipam e fazem a instrução dos procedimentos e técnicas utilizadas e realizam o treinamento individual com cada participante.

Temos implementado a Norma ABNT NBR ISO 21101 – SGS – Sistema de Gestão da Segurança, e seguimos um rigoroso protocolo operacional.

Aproveitando o enorme potencial da Chapada dos Veadeiros, escolhemos e equipamos algumas cachoeiras para fazer o que chamamos de batismo, descidas com pessoas sem ou pouca experiência na atividade.

Conheça mais sobre esta técnica

Conheça as atividades de rapel e cachoerismo oferecidas pela Travessia Ecoturismo

Breve Histórico Rapel

A palavra rapel é do vocabulário francês que quer dizer “chamar” ou “recuperar”, que foi usada para batizar uma técnica de descida por cordas, amplamente praticada em esportes como escalada, canyoning, espeleologia (exploração de grutas e cavernas) e outras atividades.

Nos últimos anos essa técnica tem sido empregada como uma diversão em si, e não apenas associada aos esportes que a criaram, pois era utilizado por equipes de resgates em suas operações.

O rapel, desde que acompanhado e organizado por condutores experientes, pode ser praticado por qualquer pessoa, que pode transpor obstáculos como cachoeiras, paredes, precipícios, pontes e outros. É uma aventura deliciosa, que permite um contato intenso com a natureza, já que maioria dos locais escolhidos para a atividade são cachoeiras (cachoeirismo) ou outros acidentes geográficos naturais.

Essa atividade é feita por meio de equipamentos seguros que permitem que qualquer pessoa que goste de aventuras desça pelas cordas, com a alternativa de parada no meio da descida, para tirar fotografias ou simplesmente apreciar a paisagem ao redor.

Em busca de novos desafios?
Curta um banho de cachoeira pendurando por uma corda!

foto: Ion David
Receba as novidades da Travessia Ecoturismo em seu e-mail